Notícias

  • Set

    18

    2019

Educação Financeira - Teste compra por impulso

 

 

Será que você compra por impulso? Faça o teste e descubra

Quem nunca se deixou levar pelo impulso e acabou comprando alguma coisa que nem precisava, antes de pesquisar preços em outras lojas e de verificar o orçamento? De vez em quando é difícil não se deixar levar pela vontade, mas quando esse comportamento se torna constante, é uma Boa rever os hábitos de consumo para deixar as contas e orçamentos sempre em dia.

Mas como saber quando essas compras por impulso ultrapassam o limite do ‘normal’ e se tornam um comportamento prejudicial? Para ajudar na resposta, a gente preparou um teste para saber se você se deixa levar pelo impulso e algumas dicas de como mudar esse comportamento. Vem com a Boa!

 

O que é compra por impulso

A compra por impulso é aquela que fazemos só para nos sentirmos bem. Sabe aquela camisa de marca que você viu na vitrine e não aguentou não comprar, mesmo tendo ido à loja só para comprar uma meia? Ou aquele celular recém-lançado que você comprou mesmo já tendo um funcionando perfeitamente? Então, as compras por impulso são exatamente essas!

Na maioria das vezes a vontade de comprar é influenciada pela vontade de ter algo novo, o encanto pela novidade ou o medo de perder a oportunidade de comprar aquilo que acabou de ser lançado.

Faça o nosso teste para ter uma ideia se você compra muito por impulso ou não:

 

http://bit.ly/2Z0VVPv [https://bit.ly/2Z0VVPv?fbclid=IwAR3gSNGrRG1RGh1jwip585Xb4soj7Ghb7Bt4jUgivluZdyf2vepEaPzlrDo]

 

Quais são suas necessidades?

Este é o primeiro ponto que você precisa observar para evitar uma compra por impulso. Na maioria das vezes, nós nem precisamos do produto!

Por isso é fundamental conhecer suas necessidades de consumo. Isso faz muito bem ao bolso, e com o dinheiro economizado, você pode investir, no futuro, em algo que realmente precisa e quer. Mais ainda: conhecer o seu orçamento doméstico ajuda você a pensar duas vezes antes de fazer aquela compra que não estava prevista para o mês.

Então, coloque numa planilha todas as suas necessidades para cada mês e quanto isso custará. Assim, fica bem mais fácil saber o que é gasto extra e, portanto, desnecessário, pelo menos a curto prazo.

E como ficam aqueles itens como celular, roupas, etc. que você quer? Coloque isso também na planilha e veja se poderá comprar agora ou mais para frente.

 

Pesquisa de preços

Sempre que encontrar algum produto que deseja comprar, mas que não precisa necessariamente ter naquele momento e nem está previsto em seu orçamento, segure o impulso, respire, espere um tempo e procure acompanhar quanto ele está custando. Seja forte!

Quando verificar que o produto está com um preço bom e já tiver o dinheiro separado, então, chegou o momento da compra!

 

Comprar no calor da emoção

Teve um dia ou uma semana estressante? Então fuja das compras! Nestes momentos é grande a possibilidade de comprar por impulso pelo prazer imediato que as compras trazem.

 

A lei da compensação

Se encontrou algo que queira ou precise muito com um preço bom e decidiu comprar, pare antes para pensar qual despesa vai cortar ao longo do mês para compensar o desembolso. Assim você mantém as contas equilibradas e não perde a boa oportunidade.

 

Efeito manada

A compra por impulso no ‘efeito manada’, ou seja, quando todo mundo está comprando, geralmente acontece por incentivo de alguém que conhecemos ou porque não queremos ficar fora da moda. Nessas horas, lembre-se daquela clássica frase de mãe: você não é todo mundo!