• 19 3877-2727
  • 19 3877-2729

CÓDIGO:    SENHA:

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua Duque de Caxias, 2204 - Santa Rosa - Artur Nogueira/SP - (19) 3877-2727

Historia da ACEAN

A TRAJETÓRIA DE UMA HISTÓRIA

Em 1979, a cidade de Artur Nogueira tinha 30 anos de fundação e uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, que englobava na época os distritos de Engenheiro Coelho e Holambra. No entanto, um dos grandes acontecimentos do ano foi a união entre um grupo de 10 a 15 comerciantes com o objetivo de criar uma Associação Comercial que os representasse como uma classe empresarial para defender seus interesses, sua união e sua proteção.

Foi então no dia de 10 de abril de 1979, no Clube Floresta, fundada a Associação Comercial e Industrial de Artur Nogueira (ACIAN). Antes de concretizar a iniciativa, foi necessário muito trabalho e reuniões com os comerciantes da época. "A nossa dificuldade era grande, mas amadurecemos a idéia e criamos a Associação", comentou o primeiro presidente da ACIAN, Adilson Carlos Pelóia (1979 a 1981). Já o seu primeiro secretário, na época, Rieli Duzzi, que também já foi presidente da entidade, argumentou das dificuldades da ocasião em divulgar as reuniões e ações entre os envolvidos antes da criação da ACIAN: "antigamente a gente ia pessoalmente de porta em porta e contava com a propaganda de boca a boca".

A participação efetiva e decisiva de José Dagnone foi importante para a concretização da ACIAN. Ele era presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d"Oeste (ACISB) e, com sua experiência, passou a ser instrutor e a referência para a formulação do Estatuto Social da ACIAN assim como explicou aos comerciantes sobre o funcionamento e a importância de uma entidade deste segmento para a cidade. "Ele foi praticamente nosso padrinho", confirmaram Pelóia e Rieli.

Com tudo explicado, 42 pessoas participaram e assinaram a Ata de Fundação da ACIAN, no dia 10 de Abril de 1979, no Clube Floresta, entre elas, o prefeito da época Rubens da Silva Barros, presidente da ACISB - José Dagnone e o coordenador de compras da Romi S.A. - José Augusto de Camargo. Eles acompanharam a eleição do primeiro presidente da ACIAN, que foi Adilson Carlos Pelóia assim como sua diretoria e aprovação do Estatuto Social, que foi adaptado da entidade de Santa Bárbara d"Oeste. "Não tínhamos nenhuma base e era a única compatível com a cidade", explicou Rieli Duzzi.

Com a criação da ACIAN, faltava um espaço para atender as finalidades da entidade que é o de apoiar, unir e proteger o comércio nogueirense. Foi então que o prédio de Arcílio Woord, na rua 10 de Abril, nº 640 foi alugado. "Era um dos poucos adaptados para atender as exigências de uma associação comercial", explicou Pelóia. Atualmente, o prédio é a Advance Comunicação Visual, bem em frente a Prefeitura Municipal.

Antes da inauguração oficial, a primeira funcionária da ACIAN, a secretária Lucila Machado fez estágio na ACISB por uma semana para aprender tudo sobre o atendimento de uma associação comercial. "Foi nossa primeira capacitação profissional", brincou Pelóia. "Ela veio apta para o trabalho antes de funcionar a ACIAN", completou Rieli.

Exatamente no dia 7 de junho de 1979, a ACIAN passou a atender oficialmente à Rua 10 de Abril, nº 640. Na inauguração, recepcionada com coquetel, a fita de descerramento foi "cortada" pelo considerado padrinho da ACIAN, o então presidente da ACISB, José Dagnone e o prefeito da época - Rubens da Silva Barros. A entidade funcionou neste local até 1990, quando se mudou para a Rua Duque de Caxias, em 2002 transferiu-se para a rua Nossa Senhora das Dores e, a ACIAN mudou para ACEAN e filiou-se a FACESP assim como mudou suas características visuais.

Por fim, no biênio de 2005/2006, na gestão do presidente Antônio Raimundo Stocco e, seu vice Leovaldo Sia, a ACEAN ganhou sua "casa própria". "Estudamos vários pontos e, por indicação do Leovaldo, visitamos o atual prédio, visto que, tinha ótimas condições de uso e até passou por uma pequena reforma. Analisado também a região, chegamos à conclusão de uma excelente localização", comentou o ex-presidente Stocco.

O prédio já era almejado e financeiramente organizado no mandato anterior. Em dois anos, na gestão do presidente Stocco e, seu vice Leovaldo Sia, conseguiu a realização do objetivo dos grandes idealizadores. "As dificuldades eram enfrentadas desde o antigo mandato, principalmente de resgatar a credibilidade aos comerciantes e as indústrias. Então, a realização da compra do prédio foi uma realização de todos", argumentou o ex-presidente.

Atualmente a ACEAN é muito mais do que uma entidade, é também um sinônimo de credibilidade e confiança. É a segurança que o empresário precisa para crescer forte. A ACEAN colabora e faz parte do sucesso da cidade com movimentação do comércio. "Os fundadores tinham muitos objetivos, porém, os principais deles eram a união e amizade entre o comércio e indústria". disseram Pelóia e Rieli, com os mesmos sentimentos que os unem até os dias atuais. Os pioneiros e idealistas do dia 10 de Abril de 1979 congratularam com a cidade, em seu aniversário de fundação, com a criação da classe empresarial.

Atualmente, os mesmos princípios e os mesmos ideais são fomentados pela atual diretoria sob a presidência de João Francisco Conde e foram mantidos da gestão anterior do ex-presidente Amadeu Carlos Baffi, como espelho do desenvolvimento de Artur Nogueira e, através dos mesmos sentimentos de união, junção de idéias, proteção e amparo. A ACEAN representa todos os presidentes, diretores, conselheiros, associados e colaboradores que passaram e ajudaram a escrever cada história, seja ela boa ou ruim, da Associação Comercial (Industrial e Empresarial) de Artur Nogueira.

"Valeu todo o nosso esforço lá em 1979. Faríamos tudo novamente e não nos arrependemos do que fizemos", finalizaram os eternos amigos e ex-presidentes Adilson Carlos Pelóia e Rieli Duzzi. A história começou no dia 10 de Abril de 1979, no entanto, a sequência da história continua e, o dia 24 de Abril, às 20h, foi mais um capítulo com o primeiro Jantar de Aniversário para comemorar o sucesso da classe empresarial, justamente, onde tudo começou, no Clube floresta; sendo que em 30 de Abril de 2011, às 20h, foi realizado no Salão da AIDAN o segundo Jantar de Aniversário.

"É com grande satisfação que vejo a entidade desenvolver um ótimo trabalho para o comércio nogueirense com muitas promoções à população", disse Pelóia. Já Rieli foi mais objetivo: "os nossos ideais de nossa fundação em 1979 é o mesmo da atual gestão. Isto me deixa feliz por ajudar na criação da entidade. Estou gostando do trabalho da ACEAN".

 

CURIOSIDADES

O primeiro serviço prestado da ACIAN aos comerciantes de Artur Nogueira foi o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). "Este serviço é de suma importância para o comerciante até os dias atuais e, um dos principais motivos de várias outras para a criação da entidade", disseram Pelóia e Rieli.

O primeiro grande benefício para Artur Nogueira, com participação efetiva e direta da ACIAN, foi a criação da Guarda Municipal Armada. Como vereador e diretor da ACIAN, Rieli Duzzi fez a indicação ao prefeito Rubens da Silva Barros, que acatou a idéia e criou o projeto da Guarda Municipal na cidade, no início da década de 80.

A primeira e grande promoção criada pela ACIAN foi a "Semana do Freguês", que envolveu todos os comerciantes associados ou não. "Foi criado para estimular as vendas no comércio e também bons preços à população", disse Rieli.

Em 1979, eram raras as pessoas que possuíam um número de telefone fixo e, um dos fundadores da ACIAN e, também ex-presidente da entidade, Clairso Rodrigues emprestou graciosamente um número para um atendimento melhor e mais rápido. "Além de raro, era muito caro. Ficamos dois anos com esta contribuição", explicou Pelóia. Após dois anos, a entidade comprou um próprio: o (19) 3877-1572, que existe até os dias atuais, juntamente com mais outras três linhas telefônicas.

O associado número 1 era o primeiro presidente Adilson Carlos Pelóia e o número 2 o comerciante e primeiro secretário Rieli Duzzi. "Posso ser o número 1 agora", brincou Rieli. "Eu sai porque não sou mais comerciante, mas estarei sempre a disposição da associação", retrucou Pelóia.

Em 2002, houve uma mudança radical na entidade para resgatar a credibilidade. Aconteceu a mudança de Associação Comercial e Industrial de Artur Nogueira (ACIAN) para Associação Comercial e Empresarial de Artur Nogueira (ACEAN). O objetivo era atender as exigências de filiação na Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP). Com a mudança de nome e do Estatuto, a marca mudou de azul e branco para as cores verde e amarelo, mais modernizada e escrito filiada a FACESP.

Cristiano Francisco Conde tornou-se o último presidente da ACIAN e o primeiro presidente da ACEAN.



<< Voltar

CERTIFICADO DIGITAL

SEICON

NFe-JÁ

CONSULTAS

UTILIDADES

CLIMA
PARCEIROS

Sophus tecnologia
Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
  • 19 3877-2727
  • 19 3877-2729
Associação Comercial e Empresarial de Artur Nogueira
Rua Duque de Caxias, 2204 - Santa Rosa - Artur Nogueira/SP
atendimento@acean.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA